10 março, 2016

"Mulher Militar"

Há dois anos que estou ausente deste meu "desabafo" virtual.
Dois anos... Ora, seriam necessários outros tantos para estar aqui a atualizar todos os acontecimentos marcantes. E houve esses momentos, se houve!

Mas, numa publicação que fiz para um jornal na escola a que pertenci consigo resumir muito rapidamente o que tenho andado a fazer.



O meu nome é Mariana Vieira, sou natural de Portimão mas tenho as minhas raízes no Minho. Cresci no Norte e lá estudei. Frequentei o ensino básico e secundário na Escola EB 2,3/S Vieira de Araújo, e que tempos foram esses!
Mas todos temos decisões importantes para tomar, mesmo quando somos jovens.
Quando? Quando temos que decidir o que fazer terminado o 12º ano, por exemplo! Ora, decisão que pode ditar uma vida, uma carreira. Várias até, quem sabe…
Não é uma decisão importante?!
Bem me lembro do frenesim da feira de profissões, na tenda cá fora montada, em frente ao edifício polivalente! Uns panfletos aqui, umas batas ali e aquelas fardas? Fardas verdes, camuflados? Tropa!
Havia militares na minha escola! UAU! Mas o que é que isso tem a ver com o meu futuro? «Podes seguir uma carreira militar, ser oficial, escolher um curso equivalente aos cursos das universidades civis, mas ser militar ao mesmo tempo.» Diziam eles, prontos a esclarecer dúvidas.
A sério? Não sabia nada daquilo e lá preenchi a candidatura, pois achei mesmo aliciante! Uma vida inteira a ser militar!
“Afinal não existe só a tropa dos 6 anos, ando mesmo desatualizada”, pensava eu.
Por motivos que não releva agora enunciar, não entreguei aquela candidatura e segui eu o meu caminho das Biologias para a Universidade do Minho.
Ó! E que curso aquele de Biologia Aplicada. Quanto mais sabia mais queria aprender. Adorava cada dia de laboratório, mas… e aquela candidatura? Sim, será que eu ainda ia a tempo?
Algo me dizia que era para lá que eu devia ir. Porque não? Mas, e os dois anos de universidade que se avizinhavam terminar? E o tempo investido? Tudo o que aprendi? Era a delegada de curso, as notas não alertavam para o insucesso, por isso, nada me devia preocupar.
“Esquece a candidatura!” Pensava eu, enquanto me afincava no estudo das células e contas das físicas e químicas.
Entretanto, dois jovens apaixonam-se. O rapaz do meu curso e eu! Pronto, mais um motivo para continuar neste rumo que tão bem se apresentava.
O rapaz foi para a tropa! “Não é sinal nenhum Mariana, estás a ser paranoica!” Continuava a minha mente a alertar-me.
-Se calhar também me vou candidatar à PSP, parece-me ter cursos interessantes.
Disse-lhe eu, na tentativa de procurar algo semelhante que fosse mais fácil de receber a aceitação. Pois, não é fácil ter um namorado que me adora enquanto a rapariga da vida dele e de repente dizer-lhe que quero ser… militar! PSP pareceu-me ser uma boa opção!
-Tens a certeza que é isso que queres? Responde-me ele.


Não passei nos testes físicos! Maldita prova slalom, que me deixou sozinha em Lisboa sem ver nada na frente. De repente, era uma parva por ter tentado!
«Como é que alguém como eu poderia conseguir? Era impossível, já devias estar preparada!»


«As candidaturas para a Academia Militar estão abertas! Tenta! Não custa nada, e já sabes o sabor da perda. Talvez seja mais um sinal!» Dizia-me aquele pensamento ainda a recuperar do sentimento de falha, por ter saído pela porta dos eliminados.
Mas não seria fácil anunciar a nova decisão aos homens da minha vida. Aliás, o papá ia detestar, e até reprovar! Era má ideia de certeza!


«Uau! As instalações da academia militar são mesmo acolhedoras! Gostei muito da Senhora Cadete que nos recebeu. Espero que as provas amanhã corram bem, estou tão nervosa!» Pensava eu, naquela cama individual, no quarto da Academia Militar onde iria prestar provas.


-Não passei amor, foi tudo uma estupidez. Nunca me devia ter deslocado para isto! Que vim cá eu fazer afinal?!
Disse-lhe eu ao telefone, enquanto ele não acreditava no que acabava de ouvir. Mas com palavras de conforto, lá tentava animar-me.
Lá fui para casa, comprar bilhetes de volta. Ligo-lhe de novo.
-Amor, não sei como dizer-te isto mas…tudo o que te disse, acerca das provas… bem…é que eu… PASSEI!!! Estava a tentar fazer-te uma surpresa mas não dá mais!


Hoje, a frequentar o segundo ano de curso, não me podia sentir mais realizada! Escrevo isto, enquanto sinto tudo o que aconteceu e vejo a boa decisão que tomei. Fácil?
Não!
Das decisões mais difíceis que alguma vez tomei. Foram muitas as noites em branco a tentar imaginar este meu mundo atual. Se seria capaz ou não. E os amigos, esses que me completam! Nunca me deixaram, foram o meu grande suporte e apesar do medo de os perder, foi o coração que eu segui!
Não sei o que o futuro me reserva, mas hoje pretendo lutar por ser um dos exemplos deste país a lutar por uma sociedade melhor e mais segura!
Frequento o curso de GNR-Armas na Academia Militar e sim, sou uma mulher muito feliz!

 


Sem comentários: